16.7.10

NÃO SEI BEM PORQUÊ, MAS ADORO BEATS DE 3 BARRAS...

Para quem não sabe, o lugar comum e de conforto da maior parte dos rappers é feito de beats de barras com um número par...2,4,8...por isso, cada vez que ouço beats que usam uma sequência ímpar, fascinam-me sempre, fazem-me questionar muitas coisas...porque, às vezes, os rappers não tem necessariamente de saber que estão a rimar num beat ímpar para serem bem sucedidos quando rimam por cima dele...há excelentes rappers ingénuos nesse aspecto, porque têm o mais importante...o feeling.
O meu caso mais conhecido talvez será o "mulher da minha vida" do chullage:

Ainda hoje não sei se o chullage sabe que o beat parte de um loop de 3 barras, mas a verdade é que rimou de uma forma natural, sem comprometer a batida.
Uma das poucas vezes que rimei num beat ímpar, foi no "serviço público" do valete, na faixa "pela música",que neste caso não é um loop de 3, mas de 5 barras:

...e o caminho que eu escolhi para não se notar que o beat era ímpar, foi rimar a maior parte do tempo com a mesma terminação( que por coincidência do exemplo anterior, foi um estilo muito explorado pelo chullage).
Obviamente que 2 voltas de um loop ímpar dão um número par, e eu acho que aí é que está o segredo da subtileza deste tipo de beats...
Não me lembro de quando me apercebi disto, mas sei que quando saiu o "stakes is high" dos de la soul,produzido pelo jay dee, para mim era um beat quadrado como os outros, só mais tarde é que reparei que era um loop de 3 barras:

...mais tarde o mesmo jay dee produziu outro beat de 3 barras para os de la:

Jay dee ou dilla, como quiserem, é um mestre neste tipo de beats, ele tem imensos exemplos, posso deixar aqui também o som dos slum village,"get dis money" que é um loop de 7 barras:

...mas não nos podemos esquecer que uma das grandes influências do dilla , foram os tribe called quest, antes do mesmo se ter juntado à produção deste grupo nos 2 últimos discos, formando o colectivo ummah...
quando ele ainda não fazia parte dos ummah, os tribe gravaram o clássico "electric relaxation", um beat com um loop de 3 barras:

...uma vez o produtor e rapper, diamond d , dos d.i.t.c., a pedido de uma revista de hip hop, disse os sons que estava a sentir, e também referiu um beat do dilla que está no albúm "donuts" que tem um loop ímpar, e por sinal, este é um produtor que faz isso muitas vezes, ora vejamos, press play:
  11 I Know You Really Want It (Feat. Big C, Verse & Blake Carrington) by samuel mira
...3 barras... o dj scratch também lhe produziu recentemente um tema de 3 barras...

...e muitos mais...se quiserem façam a vossa pesquisa...
O som mais recente que me inspirou a fazer este post foi este grande som do rick ross com o cee-lo, produzido pelo NO I.D:

...sequência de 5 barras...é bom saber que hoje em dia ainda há rappers( principalmente os do mainstream) que rimam em beats ímpares...será que ele sabe??...é irrelevante...(toque de saída).

6 comentários:

  1. O que tem graça neste post, na minha perspectiva de fã, é ter passado tanto tempo a ouvir-te e a saber que só alguém pormenorizadamente inteligente poderia escrever com tanta alma. Aqui tenho a resposta, não é só skill é amor mesmo.

    ResponderEliminar
  2. o meu comentário de momento é , obrigada

    *much precious information, i bet really good muSic!

    ResponderEliminar
  3. Sam poderias explicar como reconhecer se o beat tem um loop de 3 barras, 5, ou 2, por exemplo?
    Quem não entende ficaria muito agradecido.

    V

    ResponderEliminar
  4. Coméké grande Sam, só fiquei a saber deste blog hoje por incrível que pareça e ja tratei de o ler todo, grande cena!

    Como já te vi publicar aí algumas cenas de pessoal que pegou no teu trabalho de alguma maneira para o "reciclar" fica aqui uma espécie de maldade minha lol

    Ha uns anos estives.te no Brand New da Mtv a tocar um remix do "o ideal" e eu peguei no beat dos 93 till infinity e fiz uma brincadeira com a tua letra, espero que não odeies ehehe
    Aqui vai:

    http://www.box.net/shared/9mu2dlzc4o

    um abraço.
    'L.
    sernapolo.homey@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. V, nem smp é facil detectar um beat de 3 ou 5 barras. Deixo-te aqui uma produção do 9th wonder que parece-me um bom exemplo para compreender o que é um beat de 3 barras:
    http://www.youtube.com/watch?v=DSjbbfqBnZY
    9th Wonder - The Addiction Ft. Defcon

    Confesso que fiquei espantado com o facto de este beat não ter interferido negativamente na forma de rimar do Defcon, que deu-lhe bem.

    ResponderEliminar
  6. Cada vez que o visito fico mais culto...curto um molhe de aprender ctg...obrigado por ires dando umas dicas, é muito importante. Keep going..
    Kape

    ResponderEliminar