23.6.10

Snake- para que não seja esquecido

Fui roubar este post e este texto ao blog do meu pai

"Volto hoje aqui a um tema, que aquando do seu nefasto desenlace, resultou na morte de um jovem que por acaso era meu amigo e que à altura da sua morte, para além do irremediável acto, ainda foi “apedrejado” na praça pública, nesses fóruns da Internet, onde a coberto do anonimato, a cobardia ganha protagonismo e se vomitam alarvidades, ódios, opiniões, considerações e demais escarros, sempre ao abrigo do “corajoso” anonimato.
Na altura da sua morte, Nuno Rodrigues (Snake) foi acusado de não ter parado numa operação STOP, e por tal haver sido perseguido e morto, não sem que, logo ali se levantassem muitas suspeitas em relação ao irracional acto praticado pelas forças policiais.
Por essa altura nos fóruns dos jornais e outros, nove de cada dez comentários diziam que o Nuno tinha tido o que merecia. Se não tinha parado na operação era porque tinha algo a esconder. Que a policia só tinha feito e bem o seu trabalho. Que esses pretos deviam era ir todos para a terra deles, como se o Nuno não tivesse sido nado e criado por cá!
Isto tudo com o conforto da distância e da certeza, que tais barbaridades só acontecem aos outros. Nunca aos nossos filhos, pais, irmãos ou mesmo amigos ou simplesmente conhecidos.
Enfim, foram dias de verborreia em que se destilaram ódios, que para um país de brandos costumes, o que me era dado a ler, era tudo menos brando, era antes pelo contrário o sentimento de um país egoísta, inculto, xenófobo e acima de tudo…cobarde.
Escrevo estas linhas hoje, porque li no Correio da Manhã que afinal, o Nuno não foi mandado parar em nenhuma operação Stop, fez uma inversão de marcha a pelo menos cem metros da dita, o que me parece não ser proibido (e mesmo se fosse, a multa nunca seria paga com a própria vida), tinha a carta de condução em dia, não tinha álcool nem drogas tanto no carro como no corpo.
Quando vi o carro e local que a bala perfurou, o trajecto que esta percorreu notava-se a olho nu que a bala tinha feito uma trajectória ascendente, nunca podendo ter sido feita em perseguição conforme foi avançado na altura.
Soube-se agora que afinal, o policia mentiu à PJ dizendo que a arma se havia disparado acidentalmente quando ia em corrida atrás do Lancia Y10 que o Nuno conduzia, e que apenas o primeiro tiro vários segundos antes havia sido intencional.
A versão do sistema de gravação do 112 com dois tiros seguidos, ou seja revelando uma nítida e clara intenção de parar a qualquer preço o condutor daquele veículo.
Está mais que provado, que o Nuno não devia de ter morrido naquela noite, mas mesmo assim, ao ser confrontado com os comentários a esta noticia na Internet, a mesma “grunhagem” anónima, continua a dar razão à policia, como se de um lado da barricada só houvessem demónios e do outro apenas anjinhos.
Com as irrefutáveis provas de que a força besta foi usada pelo agente de serviço e que terá o julgamento que merece, preocupa-me a outra “bestialidade” comentária de um significativo número de energúmenos que verborreiam ódios sem apelo nem agravo, mas sempre a coberto do quentinho do anonimato.
Se houver justiça, o nome do Nuno será reabilitado apesar de todos os pesares!"

5 comentários:

  1. Infelizmente a ignorância de muitos é eterna, e para muitos ignorantes policia é sempre policia, tudo pode, são sempre os bons protectores de todas as fitas.

    A justiça terá que ser feita, matou tem que pagar pelo que fez, e quem falou tem que calar o bico e abrir mais os olhos e a mente.

    Quem não sabe é como quem não vê.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. desde q fui multada, por um agente da psp, q se fez deslocar junto de mais 2, q a minha "xenofobia" é toda para eles.
    tinha na altura os meus 15 anos e treinava a conduzir uma mota de mudanças de um amigo, num passeio largo perto de minha casa, nao trazia capacete, nem andava na estrada...mesmo assim, os senhores, frente a uma miuda q ficou sem acção, e esboçava sorrisos de nervoseira em sobressaltos, multaram-me agressivamente com 5 contos na altura, 15 anos atras... o q ainda mais me chocou, nao foi um grande raspanete dos meus pais, e nem a multa q aplicaram ainda ao meu amigo, por nao ter as luzes como devia...foi o facto de o meu pai ter tentado fazer com q eles "perdoassem" a multa ( tais deuses e senhores q elegemos para nos proteger, nunca lhes exigindo compreensão e amor ao proximo); ao nao conseguir q lhe perdoassem a multa, ainda teve q ouvir: " a sua filha ainda nos gozou, rindo na nossa cara"
    -Quem dera pai, ter-lhes gozado e insultado a valer...era só nervosismo, eram só sorrisos de impotência...
    .
    nao podemos continuar a dar a formaçao errada aos senhores da psp...
    nao podemos admitir tais actos barbaros, como aconteceu com o Snake, q é Nuno, q é uma pessoa, um ser humano, com os seus defeitos, como todos, nao ha superiores...
    é um grande misto de tristeza e raiva, nao é nada pacifico, e talvez seja essa a mensagem: nao é pacifio, nao pode ser brando, tem mesmo de ser radical a nossa atitude.
    Para quem abre a boca a dizer alarvidades, há q cala-los. ha q hes abrir os olhos. e o coração.

    ResponderEliminar
  4. Já assisti a confrontos em que a polícia interviu e deixa-me que te diga que fiquei chocada. Sinceramente perante a situação em que este país se encontra, já não tenho esperanças em quase nada. O país anda virado do avesso, e apesar dos avisos preferimos continuar assim sem tomar medidas. É uma vergonha.
    E o que aconteceu com o Snake reflecte exactamente a desordem, neste caso social em que nos encontramos!
    Lá no fundo anseio que a justiça seja feita apesar de nada o trazer de volta.
    Sam, continua com as tuas rimas, que para mim as vezes são uma autêntica poesia. Herdas-te isso do teu pai, adoro a maneira como ele escreve, consegue transmitir exactamente aquilo que sente..tal como tu!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. discuti com bastante users, aquando da notícia sobre a morte do snake, no site da blitz. ainda há umas semanas recebi uma resposta ao meu comentário lá, ao qual não perdi tempo a responder, limitei-me a colar o site que continha essa notícia, a confirmação de que ele morreu injustamente e que a actuação da policia foi ridícula e abusiva.

    a minha revolta em relação ao que aconteceu acabou por ser maior por causa dos próprios comentários que surgiram em todos os sites que falavam sobre, do que propriamente contra o policia (não descartando a responsabilidade que lhe é atribuída). mesmo que uma pessoa tenha droga, esteja alcoolizada, tenha roubado, ou o que seja, a policia não tem o poder de matar. há prisões, há multas, há tribunais. enquanto as pessoas comuns acharem que são uma espécie de justiceiros e que por alguém (hipoteticamente) errar pode ser morta ou castigada pelos órgãos policiais, não se vai a lado nenhum e só dão força a estes crimes.

    ResponderEliminar