27.7.10

ORELHA NEGRA PODCAST Nº 7

  podcast orelha negra 7 by samuel mira
TRACKLIST:
1-SMOKEY ROBOTIC-FOREVER MY LOVE
2-JAMES BLAKE-CMYK
3-ROC MARCIANO-JUNGLE FEVER
4-MAGISTRADO-A LUA NASCE
5-PRINCE-EVERYBODY LOVES ME
7-BOB DA RAGE SENSE FEAT. SIR SCRATCH-GERAÇÃO DA HIPOCRISIA
8-MED FEAT. TALIB KWELI-CLASSIC
9-SHARON JONES AND THE DAP KINGS-BETTER THINGS TO DO
10- DWELE FEAT. SLUM VILLAGE- HOW I DEAL
11-RICK ROSS FEAT. CEE-LO- TEARS OF JOY
12-DRAKE-KARAOKE
13-AL GREEN-WHAT MORE DO YOU WANT FOR ME
14-JANELLE MONAE-TIGHTTROPE

RED BULL MUSIC ACADEMY PIRATE POPULAR SOUNDCLASH 2010


Foi um evento bastante original, como habitual....até para o ano!

16.7.10

NÃO SEI BEM PORQUÊ, MAS ADORO BEATS DE 3 BARRAS...

Para quem não sabe, o lugar comum e de conforto da maior parte dos rappers é feito de beats de barras com um número par...2,4,8...por isso, cada vez que ouço beats que usam uma sequência ímpar, fascinam-me sempre, fazem-me questionar muitas coisas...porque, às vezes, os rappers não tem necessariamente de saber que estão a rimar num beat ímpar para serem bem sucedidos quando rimam por cima dele...há excelentes rappers ingénuos nesse aspecto, porque têm o mais importante...o feeling.
O meu caso mais conhecido talvez será o "mulher da minha vida" do chullage:

Ainda hoje não sei se o chullage sabe que o beat parte de um loop de 3 barras, mas a verdade é que rimou de uma forma natural, sem comprometer a batida.
Uma das poucas vezes que rimei num beat ímpar, foi no "serviço público" do valete, na faixa "pela música",que neste caso não é um loop de 3, mas de 5 barras:

...e o caminho que eu escolhi para não se notar que o beat era ímpar, foi rimar a maior parte do tempo com a mesma terminação( que por coincidência do exemplo anterior, foi um estilo muito explorado pelo chullage).
Obviamente que 2 voltas de um loop ímpar dão um número par, e eu acho que aí é que está o segredo da subtileza deste tipo de beats...
Não me lembro de quando me apercebi disto, mas sei que quando saiu o "stakes is high" dos de la soul,produzido pelo jay dee, para mim era um beat quadrado como os outros, só mais tarde é que reparei que era um loop de 3 barras:

...mais tarde o mesmo jay dee produziu outro beat de 3 barras para os de la:

Jay dee ou dilla, como quiserem, é um mestre neste tipo de beats, ele tem imensos exemplos, posso deixar aqui também o som dos slum village,"get dis money" que é um loop de 7 barras:

...mas não nos podemos esquecer que uma das grandes influências do dilla , foram os tribe called quest, antes do mesmo se ter juntado à produção deste grupo nos 2 últimos discos, formando o colectivo ummah...
quando ele ainda não fazia parte dos ummah, os tribe gravaram o clássico "electric relaxation", um beat com um loop de 3 barras:

...uma vez o produtor e rapper, diamond d , dos d.i.t.c., a pedido de uma revista de hip hop, disse os sons que estava a sentir, e também referiu um beat do dilla que está no albúm "donuts" que tem um loop ímpar, e por sinal, este é um produtor que faz isso muitas vezes, ora vejamos, press play:
  11 I Know You Really Want It (Feat. Big C, Verse & Blake Carrington) by samuel mira
...3 barras... o dj scratch também lhe produziu recentemente um tema de 3 barras...

...e muitos mais...se quiserem façam a vossa pesquisa...
O som mais recente que me inspirou a fazer este post foi este grande som do rick ross com o cee-lo, produzido pelo NO I.D:

...sequência de 5 barras...é bom saber que hoje em dia ainda há rappers( principalmente os do mainstream) que rimam em beats ímpares...será que ele sabe??...é irrelevante...(toque de saída).

6.7.10

RADIKAL TV- SAM THE KID- partes 1 , 2 e 3




Props para o Radikal que tem estado a fazer um excelente trabalho...as outras partes vão estar disponíveis brevemente...peace

1.7.10

Dom pachino (killarmy) em Portugal


Estava aqui a ver um dvd do Dom pachino, quando reparei que ele esteve em Portugal a fazer escala antes de ir para Luanda, e ainda gravou umas cenazitas....vejam...peace.